top of page

Considerando-se a importância do fazer artístico como manifestação da atividade criativa do homem no mundo, bem como a relevância do ensino da arte na escola como uma das formas de motivar alunos que, muitas vezes, são excluídos do convívio escolar em virtude de suas limitações (físicas, cognitivas), discentes do curso Tecnologia em Gestão Pública, 2º semestre – turno vespertino,  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Brasília –, foram selecionadas em julho de 2016, através do edital PIPA 19/2016, para desenvolverem e ministrarem oficinas de artes plásticas, visuais e artesanato para alunos portadores de deficiência no Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará I, Brasília-DF.

 

As atividades desenvolvidas visam o reaproveitamento de materiais recicláveis, tais como garrafas de vidro, latas de leite e de extrato de tomate, caixas de suco e de leite, canudo de papel toalha, iso-filme, dentre outros.

 

As oficinas ministradas são:

·       Reciclagens em geral;

·       Barbante;

·       Pintura de tinta acrílica e de tecido;

·       Produção de peças através de retornáveis;

·       Lúdica;

·       Pintura de desenhos com lápis de cor, com o tema "Jogos Paralímpicos RIO 2016;

·       Cantiga de roda;

·       Jogos;

·       Contação de estórias.

 

Interagindo com o mundo, o aluno compreende seus próprios valores e fatos, já incorporados e repassados diariamente, o que contribui para a motivação e o aperfeiçoamento da capacidade do fazer e do realizar.

 

Diante desse contexto, o Projeto Incluindo 2016 objetiva a inclusão, propriamente dita, desses alunos, tendo em vista que a pessoa portadora de deficiência é um ser capaz de aprender e que necessita tão somente de propostas condizentes com suas especificidades, levando em conta as limitações individuais.

​

A equipe do Projeto Incluindo é composta por:

  • 5 (cinco) bolsistas

  1. Ana Cecília Severo;

  2. Liliane do Nascimento;

  3. Marcelayne Farias;

  4. Sandra da Cruz;

  5. Vivian Collicchio.

​

  • 2 (duas) voluntárias

  1. Alice Borges;

  2. Iolanda Dourado.

​

  • 1 (uma) coordenadora

  1. Pollyana Martins.

Da esquerda para a direita: Ana Cecília, Alice, Vivian, Liliane, Iolanda, Marcelayne, Gabriel (participante do projeto anterior - Arte & Inclusão) e Sandra.

bottom of page